Foto: Joga Soares, Dep Renato Freitas, Samuel Azevedo
Em um passo significativo para a valorização das culturas urbanas e da juventude periférica, o Governo Federal promoveu, na capital do país, a Reunião Interministerial da Construção Nacional da Cultura Hip Hop. O encontro reuniu diversos órgãos e representantes de movimentos culturais com o objetivo de formular políticas públicas voltadas ao fomento e institucionalização do Hip Hop como patrimônio cultural brasileiro.
Com a presença de representantes dos ministérios da Cultura (MinC), Educação (MEC), Justiça e Segurança Pública (MJSP), Direitos Humanos (MDHC), Juventude, Igualdade Racial, entre outros, a reunião sinaliza o compromisso do Estado com o reconhecimento do Hip Hop como uma ferramenta legítima de transformação social, formação política e emancipação das juventudes negras e periféricas.
Cultura que transforma
O Hip Hop, enquanto movimento cultural e político, é composto por quatro elementos fundamentais — MCs, DJs, B-Boys/B-Girls e Grafiteiros — e se manifesta como forma de resistência, identidade e expressão popular nas quebradas do país.
Durante a agenda em Brasília, estiveram presentes também Samuel Azevedo e Joca Soares, importantes articuladores da cultura nacional, que compareceram para prestigiar e fortalecer essa articulação histórica. Ambos reafirmaram a importância da criação de políticas públicas permanentes que reconheçam o Hip Hop como cultura viva e pulsante nas periferias brasileiras.
“Essa reunião é um marco. O Hip Hop sempre esteve com o povo, e agora o povo está sendo ouvido dentro das estruturas de poder”, destacou Samuel Azevedo.
Já Joca Soares ressaltou: “O reconhecimento institucional da cultura Hip Hop é uma vitória coletiva de quem há décadas rima, dança, pinta e toca pela sobrevivência.”
Próximos passos
A reunião deu início a uma série de diálogos que devem culminar na construção de um Plano Nacional de Fomento à Cultura Hip Hop, com eixos voltados para educação, inclusão digital, economia criativa, combate ao racismo e políticas de juventude.
O movimento Hip Hop segue avançando — agora com mais respaldo e visibilidade no cenário político-cultural brasileiro.
O deputado Federal Renato Freitas Falou sobre a importancia do fortalecimento da cultura Hip-Hop
Por JNEWSCAST