Uma grande queda de energia afetou várias regiões da Espanha e de Portugal, deixando sem eletricidade diversos locais, incluindo semáforos e causando transtornos em aeroportos, estações de trem e nas estradas. A operadora de rede elétrica espanhola, Red Eléctrica, informou que está trabalhando junto a empresas de energia para restaurar o fornecimento o mais rápido possível.
“As causas do incidente estão sendo investigadas e estamos dedicando todos os recursos necessários para solucionar o problema”, afirmou a empresa em comunicado. A polícia portuguesa também alertou para falhas nos semáforos e na iluminação pública, orientando os motoristas a reduzirem a velocidade e a evitarem viagens desnecessárias. “Priorize a direção segura: sua calma pode salvar vidas”, enfatizou o comunicado.
A operadora ferroviária espanhola Renfe relatou que a queda de energia afetou o sistema ferroviário nacional, provocando a paralisação de trens e o cancelamento de várias partidas. A E-Redes, responsável pelo fornecimento de eletricidade em Portugal continental, também confirmou que está trabalhando para restaurar a energia. Em um comunicado, a empresa declarou que este é um problema de escala europeia, afetando vários países.
Além de Portugal e Espanha, outras nações da Europa, como França, Alemanha, Países Baixos e Suécia, também registraram falhas no fornecimento de energia devido ao apagão.
Redação: JNEWSCAST