Polícia Federal deflagra Operação Virulência contra fraudes em contratos da pandemia em Camaçari

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de quarta-feira (7) a Operação Virulência, com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes e desvios de recursos públicos em contratos emergenciais firmados pela Prefeitura de Camaçari durante a pandemia de Covid-19.

A operação cumpriu sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Camaçari (um) e Salvador (seis). Entre os materiais apreendidos estão cinco carros de luxo, 60 mil euros, uma obra de arte e três relógios de alto valor.

As investigações apontam que, em 2020, a gestão municipal realizou dispensas de licitação para a reforma de uma unidade de saúde, transformação em hospital de campanha, contratação de profissionais e compra de insumos médicos. No entanto, foram apresentadas propostas falsas em nome de duas entidades, favorecendo uma terceira empresa, que acabou contratada para executar os serviços.

Apesar de receber mais de R$ 5,6 milhões, a empresa contratada não realizou as obras nem prestou os serviços médicos diretamente. Empresas terceirizadas assumiram as atividades, e foi identificado um superfaturamento de R$ 1,4 milhão apenas em 2020, representando 26% do total pago.

Os envolvidos podem responder pelos crimes de fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e organização criminosa.

Redação: JEWSCAST

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress